Saiba mais
Idioma
Menu
Menu
Idioma

Indústria 4.0 também é uma possibilidade na produção de bicicletas

25 JUN 2019 - 00H00 | ATUALIZADA EM 27 JUN 2019 - 15H14

O mercado de bicicletas vem se desenvolvendo para apresentar produtos ainda mais tecnológicos e seguros aos amantes da bike. Esse ano, por exemplo, segundo dados da Abraciclo, espera-se um aumento de 10% na produção de bicicletas, uma movimentação que demonstra breve melhora do setor.

Com expectativas mais positivas, é o momento de empresas investirem também em novas tecnologias para a produção de bicicletas. Para oferecer uma nova perspectiva aos fabricantes, a Fronius do Brasil, líder de mercado global em soldagem robotizada, chega agora também ao mercado de bicicletas com uma inovação que irá oferecer uma nova perspectiva ao produtor: um sistema de sondagem de alumínio robotizado e em alta velocidade.

De acordo com a empresa, o sistema, que leva o nome de TPS/i CMT (Cold-Metal-Transfer), pode ser usado para a soldagem de quadros de bicicleta e reduz visivelmente a aplicação de calor em comparação aos outros métodos de soldagem. Consequentemente, as matérias-primas são livres de respingos, com menos perdas para o empreendedor e maior economia de tempo.

“Queremos mostrar como uma linha de produção totalmente robotizada pode oferecer maior competitividade produtiva ao fabricante de bicicleta. Além da rapidez no processo, o sistema também oferece rastreabilidade, assim é possível saber quantas peças foram sondadas, a velocidade, se houve algum erro, que dia foi feito e etc. É um controle total da produção, que inclusive resulta em um produto mais seguro ao consumidor final”, explica Cláudio Sá, gerente da Unidade de Negócios de Soldagem.

O executivo conta também que, além do sistema, existem opções para a solda de maneira manual, mas que também prometem entregar a mesma qualidade. “Decidimos investir no universo de bicicletas, pois acreditamos ser um mercado muito promissor e aberto às novas tecnologias. Começamos a receber demandas para quadros de alumínio e achamos que é o momento de olhar para esse segmento”, conclui Cláudio.

A Fronius é uma das expositoras do Festival Bike Brasil, que acontece de 22 a 24 de agosto, e levará um robô Motoman simulando um quadro de bicicleta e como o sistema funciona na prática.