Idioma
Menu
Menu
Idioma

Plataforma de gestão de oficina. Os apps vão dominar o mundo!

23 ABR 2019 - 00H00 | ATUALIZADA EM 23 ABR 2019 - 10H16

Agora é a vez das plataformas de gestão. Talvez você já tenha algum contato com uma delas, ou, com certeza, já desejou uma que facilitasse sua vida, tanto da parte de lojistas como de ciclistas.

Que tal uma plataforma com as seguintes características:
- Agendamento de manutenção de sua bike;
- Poder escolher seu mecânico favorito;
- Mecânico e ciclista poderem conversar pelo chat do aplicativo para tirar dúvidas, autorizar serviços etc;
- Ter o acompanhamento da manutenção da sua bicicleta no momento em que de fato ela está acontecendo;
- Ter um histórico das manutenções registradas;
- Descobrir lojas novas e saber qual loja está mais perto de você quando está em viagem;
- Facilitar a organização dos serviços prestados pela loja e a busca direcionada e rápida de informações;
- O lojista pode ter a opção de identificar possíveis pontos de lentidão no processo de manutenção na loja;
- Buscas rápidas no sistema;
- O gerente consegue saber, em tempo real, quantas bicicletas estão na loja e em que situação elas estão.

É exatamente isso que a plataforma de gestão da Blump promete fazer, e segundo Gustavo Nobre, diretor da empresa, muito mais do que isso. Vamos deixar que o Gustavo esclareça tudo, na entrevista que segue:

1. O que é o Blump?
O Blump é uma nova forma de relacionar as pessoas no mundo do ciclismo no que diz respeito a ciclistas e lojas de bicicleta. A ideia é deixar o relacionamento mais fácil e próximo nesse dia a dia corrido em que nós vivemos.

2. Como surgiu, de uma ideia ou de uma dificuldade de mercado?
Surgiu de um misto das duas coisas. Eu sou ciclista e minha esposa também. Então nós temos a vivência do que é o relacionamento entre as lojas e os clientes. Apesar de frequentarmos boas lojas, os agendamentos, serviços solicitados e itens a serem trocados não ficavam registrados conosco e geralmente não tínhamos uma Ordem de Serviço para acompanhar o que foi solicitado. Também era mais complicado de saber se poderíamos buscar a bike pronta pela manhã ou pela tarde do dia marcado. Então o que dava para fazer era ligar para a loja para saber em que situação estava a bicicleta. Porém, as ligações as vezes poderiam demorar porque o atendente ia até a oficina para perguntar em que pé estava a bicicleta em questão.

3. Qual o seu diferencial?
Além de facilitar a organização dos serviços prestados pela loja e a busca direcionada e rápida de informações, o Blump entrega uma série de indicadores que ajudam a loja a identificar possíveis pontos de lentidão no processo de manutenção das bicicletas que dão entrada na loja. Assim o gerente pode fazer mudanças nos procedimentos de atendimento e manutenção para que tudo fique mais eficiente.

4. Quais os benefícios que as lojas terão ao utilizar o Blump?
São vários, mas acho que o destaque fica para a organização das informações e da loja conseguir sair do acompanhamento pelo “caderninho”! O atendimento fica facilitado pelas buscas rápidas no sistema, o gerente consegue saber, em tempo real, quantas bicicletas estão na loja e em que situação elas estão, quais bicicletas estão em manutenção nesse momento, quais são as próximas bicicletas que vão entrar na oficina, qual é o mecânico mais procurado pelos seus clientes, qual é o mecânico mais eficiente, entre outras informações para uma melhor gestão da loja.

Outra informação importante é que a loja fica visível para qualquer ciclista que estiver utilizando o app do Blump, fazendo uma propaganda direcionada ao nicho de público interessado. Então mesmo que o ciclista nunca tenha passado pela frente de uma determinada loja, eventualmente, ele saberá da existência dela pois ela estará disponível para contato no app.

5. Quais os benefícios que os ciclistas terão?
Para o ciclista temos benefícios de descobrir lojas novas, e de saber qual loja está mais perto de você mesmo quando você está em viagem para outra cidade. Além de ter o acompanhamento da manutenção da sua bicicleta no momento em que de fato ela está acontecendo, a possibilidade de o mecânico entrar em contato com o ciclista pelo chat do aplicativo para tirar dúvidas ou solicitar autorização para troca de peças. Também há o cadastro da bicicleta com componentes, peças e acessórios, caso o ciclista queira cadastrá-los. E tem mais: sabe aquele manual de manutenção do carro que é preenchido quando fazemos as manutenções e que, quando vendemos ele, ajuda a comprovar que o dono era um cara zeloso com o carro? O Blump traz esse tipo de comprovação para o ciclista. No Blump todas as manutenções ficam registradas e acompanham todo o histórico da sua bicicleta!

6. Quanto custa para o lojista?
Para a loja, o custo é de acordo com o que ela adquirir em créditos. Sim, o Blump é um software pré-pago. Pela própria plataforma a loja pode adquirir créditos de diversos valores e então estes créditos vão sendo consumidos na medida em que a plataforma for sendo utilizada pela loja. Os créditos não têm validade para vencer e apenas são consumidos quando um ciclo completo de manutenção é concluído. Então a loja não perde créditos ao longo do tempo só por consultar as informações de bicicletas presentes na loja, na pesquisa por cliente ou por qualquer outra consulta. Para dar mais segurança às lojas, ao se cadastrar no Blump ganha-se R$ 300,00 em créditos para que o lojista possa experimentar e sentir se o sistema é interessante ou não para o tipo de gerência que a sua loja quer fazer. Assim, a loja consegue de fato atestar se quer ou não usar a plataforma sem ter um custo inicial para isso.

7. Tem algum custo para o ciclista?
Para o ciclista consultar as lojas, ver quais serviços estão disponíveis em cada uma, agendar um serviço, cadastrar sua bicicleta, consultar o histórico de serviços da sua bicicleta e demais funções básicas não há custo algum. O que poderá ter algum custo, futuramente, são novas funcionalidades exclusivas que poderão ser utilizadas ou não. Então vai depender da vontade do ciclista. Para as funções principais da plataforma não existe custo.

8. Qual o grau de dificuldade para entender e operar o sistema?
Para o ciclista o uso do app é bem intuitivo, então não há dificuldades. Para as lojas pode ser que haja, em alguns casos, algum grau de dificuldade uma vez que não se trata apenas de usar um sistema e sim uma mudança de cultura, pois sai de cena o “caderninho” e entram os agendamentos e consultas através do computador. De antemão podemos garantir que a utilização não é difícil. Só é importante estar aberto a uma nova proposta de registrar os pedidos e atividades para que a experiência do cliente durante o atendimento, e da própria loja (que irá colher os indicadores posteriormente), seja excelente.

9. Como o ciclista poderá acompanhar o processo de manutenção na sua bike?
Existem duas formas de acompanhar o processo de manutenção da bicicleta. Uma é pelo smartphone, onde o ciclista receberá notificações pelo próprio app e por SMS (caso seja configurado para isso) e pelo computador através de e-mail. Basta que o ciclista esteja conectado à internet de alguma forma, seja por smartphone ou computador, e ele poderá ser notificado na medida em que a manutenção for ocorrendo.

10. O ciclista poderá optar pelo seu mecânico favorito?
Sim! Esta foi uma das solicitações atendidas mais recentemente pela equipe do Blump. As lojas sinalizaram que os clientes gostam de solicitar o atendimento de sua manutenção por um mecânico específico com o qual já estão acostumados. Assim a plataforma permite que seja feita essa escolha no momento de entregar a bicicleta para a manutenção.

11. O Blump oferece para o cliente o agendamento da sua manutenção?
Oferece. Esse é mais um diferencial e facilidade que a plataforma oferece. A loja pode agendar para uma data escolhida pelo ciclista e então a bike fica na fila de atendimento. Na próxima versão do app, o ciclista poderá solicitar esse agendamento direto pelo app e então a loja será responsável por aceitar ou não esse agendamento para a data informada.

12. Após o fim da manutenção, como o ciclista é notificado?
O ciclista é notificado por e-mail, SMS e, no caso de ter um smartphone com o app instalado, receberá a notificação pelo próprio app. Caso o ciclista não possa ir buscar a sua bicicleta logo após a manutenção concluída ou esquecer, ele será notificado a cada sete dias de que a sua bicicleta está pronta para retirada da loja.

13. O Blump também gerenciará minhas vendas ou há a possibilidade de integrar com o software já usado na loja?
Inicialmente o Blump não prevê o controle de vendas uma vez que não possui gerência de estoque implementada. Porém já está em fase de construção a integração com outras plataformas de mercado que possuem essa função, assim, será possível ter a gerência de vendas e estoque unificadas com uma gestão específica de serviços de oficina de bicicleta!

14. O Blump já está sendo usado por algumas lojas?
Sim, atualmente o Blump é usado por 19 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Pará e Distrito Federal. De início, foram duas lojas no norte do país, mas depois do lançamento da plataforma na Feira Bike Brasil Expo 2018 a adesão de novas lojas para experimentar essa nova forma de controle de serviços e relacionamento com os clientes vem aumentando.